Trem Expresso-Rio 2016 começa a circular Reviewed by Momizat on . Composição vai expor a obra de Cândido Portinari e imagens de campeões olímpicos [caption id="attachment_3889" align="alignright" width="300"] Imagem: Divulgaçã Composição vai expor a obra de Cândido Portinari e imagens de campeões olímpicos [caption id="attachment_3889" align="alignright" width="300"] Imagem: Divulgaçã Rating: 0
Você está aqui:Home » Destaques » Trem Expresso-Rio 2016 começa a circular

Trem Expresso-Rio 2016 começa a circular

Trem Expresso-Rio 2016 começa a circular

Composição vai expor a obra de Cândido Portinari e imagens de campeões olímpicos

Imagem: Divulgação Rio 2016 / Daniel Ramalho

Imagem: Divulgação Rio 2016 / Daniel Ramalho

A obra de Portinari (1903-1962) vai embarcar no Ramal Deodoro. A partir desta terça-feira (29.12), o ramal olímpico contará com mais um trem Expresso-Rio 2016, que passará pelas estações levando imagens de campeões olímpicos junto às obras do artista plástico adesivadas na parte externa dos vagões.

Esse é o segundo trem olímpico que circula pelos trilhos do sistema ferroviário, numa parceria da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) e Supervia com o programa de cultura Celebra, do Comitê Rio 2016. O primeiro, com trechos de autores nacionais e fotos dos atletas paralímpicos, foi lançado em setembro.

“Estamos confiantes de que o sistema de mobilidade do Rio estará pronto para receber nossos atletas e visitantes durante os Jogos Olímpicos com conforto e comodidade. O Expresso-Rio 2016 é o segundo dos trens decorados com motivos olímpicos e ainda teremos a honra de contar com a obra de Cândido Portinari nas composições. Certamente, será um sucesso”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Ao todo são 14 reproduções de obras de Portinari, com destaque para imagens que reproduzem crianças brincando e o painel Paz, da obra Guerra e Paz, que integra o acervo das Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os campeões olímpicos retratados estão Giovane Gávio, Jaqueline Carvalho, Fabiana Alvim, Thaísa Menezes, Jaqueline, Paula Pequeno e Sheila Castro – todos do vôlei – e os velejadores Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

© 2013-2016 - Arquibancada Online - Proibida a Reprodução Total ou Parcial sem Divulgar a Fonte.